Campanha

#PorAmorAoMar

Uma iniciativa

do projeto literário

O projeto Somos Todos Viajantes busca, por meio da literatura infantil e da parceria com organizações ambientais, despertar nas crianças o amor à natureza e o respeito às diversas formas de vida.

A Campanha #PorAmorAoMar nasceu da necessidade de elevar o trabalho de sensibilização das crianças à uma prática de conservação, imediata e transformadora.

Dessa forma, a iniciativa leva a questão do lixo plástico nos mares às escolas de ensino fundamental e infantil, públicas e privadas do Brasil, convidando a todos, alunos, pais, educadores e dirigentes a se engajarem neste movimento pela redução de copos plásticos descartáveis no ambiente escolar, no desempenho de suas atividades e nos seus diferentes estilos de vida.

Apoio

A Campanha #PorAmorAoMar é parceira da campanha #MaresLimpos  e conta com o importante apoio da ONU Meio Ambiente , braço ambiental das Nações Unidas no Brasil.

Como funciona

As escolas que aderirem a campanha devem se comprometer com a substituição dos copos descartáveis por copos, canecas ou garrafas reutilizáveis nas suas atividades.

O projeto Somos Todos Viajantes acompanhará a implementação e reportará os resultados quantitativos do lixo evitado, obtidos ao longo dos meses do ano por cada escola, no site da campanha. As ações de educação, mobilização e sensibilização, bem como os resultados das ações de implementação, também serão acompanhados pela equipe de campanhas da ONU Meio Ambiente no Brasil.

As escolas que conseguirem implementar, ao longo de 2019, mudanças de hábito e soluções de longo prazo em suas atividades visando resolver o problema do lixo plástico descartável receberão um certificado da campanha #MaresLimpos e da ONU Meio Ambiente.

Saiba mais e inscreva já

a sua escola!

Objetivos desta Campanha

Propor uma metodologia completa de projeto pedagógico transdisciplinar através da literatura, conscientização ambiental através das ONGs parceiras e uma ação de alcance global.

Mobilizar e engajar as escolas do Brasil, através do projeto Somos Todos Viajantes, nos chamados 12 e 14 dos ODS que solicitam o engajamento de todos.

Criar em cada indivíduo, a partir da prática na escola, um novo hábito que possa ser ampliado para outras situações da rotina diária que vão além do ambiente escolar.

Gerar uma mudança de comportamento social.

Demonstrar a importância da autorresponsabilidade na gestão ambiental por meio da quantificação da produção de lixo desnecessário a partir de cada um.

Prover de fato uma ação de alto impacto no meio ambiente de enfrentamento do lixo plástico que chega aos oceanos.

Por que deixar de utilizar copos descartáveis

Entre 60 e 90%

do lixo encontrado no mar

é composto por plásticos descartáveis: copos, sacolas, canudos, garrafas e embalagens.

O caminho dos lixos plásticos: Dos aterros, ou descartados incorretamente, vão parar nos córregos, nos rios e nos mares, pela ação do vento e das chuvas.

REDUÇÃO DE CUSTOS

 no ambiente escolar a média de uso por pessoa  pode chegar até 04 copos descartáveis por dia

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

 Engajamento e gestão de boas práticas.

A maioria dos copos plásticos não é reciclada. O material é leve, é necessário um grande volume para compor o quilo, o que reforça o desinteresse na cadeia de reciclagem.

Copos não são biodegradáveis 

O copo que você  usa por 13 segundos pode levar até 450 anos para se decompor.

O copo descartável é um dos

resíduos que mais gera poluição pois sua reciclagem é muito pequena em relação à quantidade produzida.

DANOS PARA A SAÚDE

podem servir como criadouro para os mosquitos da dengue, zika e chikungunya.

O plástico usado para fabricação de copos descartáveis em contato com o calor de bebidas quentes, libera substâncias cancerígenas.

“O uso de copos descartáveis reforça a cultura do desperdício, que vai na contramão do consumo consciente.”

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2016 por Claudia Lima. Todos os Direitos Reservados