Ocean_edited.jpg

Campanha

#PorAmorAoMar

O projeto Somos Todos Viajantes busca, por meio da literatura infantil e da parceria com organizações ambientais, despertar nas crianças o amor à natureza e o respeito às diversas formas de vida.

A Campanha #PorAmorAoMar nasceu da necessidade de elevar o trabalho de sensibilização das crianças a uma prática de conservação, imediata e transformadora.

Dessa forma, a iniciativa levou a questão do lixo plástico no oceano às escolas, convidando alunos, educadores, dirigentes e toda comunidade escolar a se engajarem neste movimento pela eliminação de copos e plásticos descartáveis do ambiente escolar.

Uma iniciativa

do projeto literário

Apoio

O Projeto Somos Todos Viajantes por meio da iniciativa #PorAmorAoMar, aderiu desde 2018 à campanha #MaresLimpos da ONU Meio Ambiente, recebendo o seu apoio na certificação das escolas que conseguiram implementar ao longo da campanha, mudanças de hábito e soluções de longo prazo em suas atividades visando resolver o problema do lixo plástico descartável.

Como foi a campanha

 

As escolas que aderiram a campanha se comprometeram com a substituição dos copos descartáveis por copos, canecas ou garrafas reutilizáveis nas suas atividades.

O projeto Somos Todos Viajantes acompanhou a implementação e reportou os resultados quantitativos do lixo evitado, obtidos ao longo dos meses do ano por cada escola, no site da campanha. As ações de educação, mobilização e sensibilização, bem como os resultados das ações de implementação, também foram acompanhados pela equipe de campanhas da ONU Meio Ambiente no Brasil.

As escolas que conseguiram implementar, ao longo de 2018 e 2019, mudanças de hábito e soluções de longo prazo em suas atividades visando resolver o problema do lixo plástico descartável receberam um certificado da campanha #MaresLimpos e da ONU Meio Ambiente.

Compromisso Global

Objetivos desta Campanha

Propor uma metodologia completa de projeto pedagógico transdisciplinar através da literatura, conscientização ambiental através das ONGs parceiras e uma ação de alcance global.

Criar em cada indivíduo, a partir da prática na escola, um novo hábito que possa ser ampliado para outras situações da rotina diária que vão além do ambiente escolar.

Mobilizar e engajar as escolas do Brasil, através do projeto Somos Todos Viajantes, nos chamados 12 e 14 dos ODS que solicitam o engajamento de todos.

Gerar uma mudança de comportamento social.

Retratos_capa_semfundo.png

Demonstrar a importância da autorresponsabilidade na gestão ambiental por meio da quantificação da produção de lixo desnecessário a partir de cada um.

Prover de fato uma ação de alto impacto no meio ambiente de enfrentamento do lixo plástico que chega aos oceanos.

Por que deixar de usar copos e outros plásticos descartáveis

Entre 60 e 90%

do lixo encontrado no mar

é composto por plásticos descartáveis: copos, sacolas, canudos, garrafas e embalagens.

A maioria dos copos plásticos não é reciclada. O material é leve, é necessário um grande volume para compor o quilo, o que reforça o desinteresse na cadeia de reciclagem.

O caminho dos lixos plásticos: Dos aterros, ou descartados incorretamente, vão parar nos córregos, nos rios e nos mares, pela ação do vento e das chuvas.

Copos não são biodegradáveis 

O copo que você  usa por 13 segundos pode levar até 450 anos para se decompor.

O copo descartável é um dos

resíduos que mais gera poluição pois sua reciclagem é muito pequena em relação à quantidade produzida.

REDUÇÃO DE CUSTOS

 no ambiente escolar a média de uso por pessoa  pode chegar até 04 copos descartáveis por dia

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

 Engajamento e gestão de boas práticas.

“O uso de copos descartáveis reforça a cultura do desperdício, que vai na contramão do consumo consciente.”