Resultados
#PorAmorAoMar 2018 e 2019 

Uma jornada muito além dos copos plásticos

   2018-2019 (2 anos de campanha)

  • 34 escolas participantes

  • 22 escolas certificadas pela ONU Meio Ambiente

 

 

Uma economia de alto impacto para o meio ambiente!

 

Crescemos. Todos juntos.

 

O copo plástico foi apenas um ponto de partida, para ampliar a nossa percepção em relação à quantidade impressionante de tantos outros plásticos desnecessários em nossa vida.

Muitas escolas chegaram dispostas a enfrentar pela primeira vez este desafio e hoje temos muitas história de sucesso para compartilhar!

Eliminar os plásticos de uso único é o primeiro fundamento, recomendado pela ONU Meio Ambiente, no combate ao lixo no mar.

Várias escolas eliminaram os descartáveis plásticos de suas rotinas, e seguiram avançando na agenda global 2030: organizar eventos escolares de grande porte de forma sustentável (2018 e 2019); promover a inclusão, levando a campanha #PorAmorAoMar para escolas públicas;  melhorar a gestão de resíduos sólidos; prover conhecimentos com boas fontes de informação; dar voz aos jovens, influenciar  políticas públicas sustentáveis, compromisso com a alimentação consciente que preserve as pessoas, os animais, o meio ambiente e tantas outras coisas que possibilitaram uma conexão mais amistosa com este planeta único.

Os mais novos têm direito a essa estrada de #MaresLimpos. SOMOS TODOS VIAJANTES!


 
+4 milhões
DE COPOS e RESÍDUOS
DESCARTÁVEIS EVITADOS

pela
Campanha
#PorAmorAoMar
(desde o início até o momento)

Escolas participantes em 2018 e 2019

Evento 2018 
#PorAmorAoMar - UNIBES Cultural -SP

A finalização da Campanha #PorAmorAoMar de 2018, deu-se na UNIBES Cultural – SP no dia 07/12, com o reconhecimento e certificação das escolas participantes, pelo time da ONU Meio Ambiente, organizadora do evento, onde discutiu-se o tema e soluções possíveis para o lixo plástico nos oceanos.

Evento 2019 
#PorAmorAoMar - Colégio Dante Alighieri
1/7
1/11

Alguns destaques das escolas participantes:

EE ALFREDO PAULINO

"Nossa jornada é liderada pelas ações dos alunos e compartilhada com as famílias  que contribuem demais para o sucesso do projeto, apoiando o fim dos copos plásticos e aderindo às canecas e squizzes, inclusive nos eventos abertos.

 

Nossa Mostra Cultural/2018 teve como tema  #PORAMORAOMAR e #SOMOSTODOSVIAJANTES, tendo toda a escola envolvida em abordar e desenvolver  temas relacionados.

  A partir da coleção literária muitos dos nossos projetos receberam maior foco e engajamento: Eliminação dos copos descartáveis, Horta Educativa, Heróis da Praça, Campanha de arrecadação de lacres metálicos e tampas plásticas para o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, conscientização do lixo produzido pelos sucos industrializados consumidos nos lanches, reciclagem das caixas de papelão dos alimentos da merenda e dos papéis utilizados em sala de aula.

 

A participação efetiva das famílias em nossa escola é reflexo da gestão democrática que chama a comunidade para ouvir, opinar, escolher e interagir em todo processo educativo. Desta forma, clara e íntegra, todos se sentem parte importante da formação de cada aluno."

  Profª Kahira  El Hayek

CapturarCert.PNG


COPOS EVITADOS
 
49.000
Todos os eventos realizados pela escola em 2019 foram sustentáveis
Certificado2019.png
2019
Confira a matéria
 no CULTURANDO
e comentada novamente no EM PAUTA das 20h, semanas seguintes pela Bete Pacheco
Globonews.jpg
IMG_7280.jpg

Confira a matéria de 2018

Confira

Matéria 2018


 
Após eliminar 106.000 copos de sua rotina diária em 2018, a escola teve como objetivo para 2019, eliminar  22.000 copos biocompostáveis /mês, ainda utilizados em eventos e áreas de circulação de visitantes.

Para isso o colégio desenvolveu diferentes sistemas de compostagem para a decomposição deste resíduo, de forma que pudesse resolver internamente todo o passivo de biocopos  consumidos dentro de suas dependências.

O projeto foi implementado com sucesso, efetivando a compostagem de todos os copos biocompostáveis gastos em 2019.

O Colégio Dante sediou o evento de certificação das escolas #PorAmorAoMar 2019.
 

CapturarCert.PNG

COPOS EVITADOS
684.000
Certificado2019.png

A  AVIVA chegou em 2019 para a Campanha.

A Coleção Somos Todos Viajantes abriu o projeto Colônia de Férias para levantar o tema com as crianças e fazer interface com as famílias.

 Diretoras, coordenadoras das  4 unidades e colaboradores passaram por formação.

A Festa Anual dos Professores e as reuniões dos pais passaram a ser realizadas de forma sustentável, sem plástico.

A escola também inovou, implementando reciclagem de fraldas com empresa parceira!

Copos evitados
126.000

+ fraldas
Logo site.PNG
Certificado2019.png

 

– O Colégio iniciou a campanha em 2018 com a educação infantil, divulgando para os maiores.

 

-Os alunos dos 8ºs anos foram desafiados a encontrar a melhor forma de informar os colaboradores sobre as atividades desenvolvidas no projeto #PorAmorAMar.

 

Após zerar a utilização de copos descartáveis no uso diário em 2018, e manter a economia em 2019, todos os eventos envolvendo as famílias foram realizados de forma sustentável, inclusive a Festa Junina que envolveu um número maior de pessoas.  Trabalharam com o sistema de copo caução, onde paga-se por ele, podendo levá-lo para casa ou no caso de devolução, é possível receber o valor de volta.

A realização de eventos sustentáveis requer planejamento para seleção de fornecedores alinhados com o conceito, gerenciamento dos resíduos, parcerias com cooperativas, comunicação efetiva com participantes.

Os eventos escolares com a participação das famílias são um ótimo momento para engajar a comunidade.

CapturarCert.PNG

COPOS EVITADOS
11.000
Certificado2019.png

  

O Magno é parceiro do Projeto Literário Somos Todos Viajantes, desde o lançamento da coleção literária.

 

Além de manter a economia de 160.000 copos descartáveis/mês conquistada em 2018, a escola em 2019 diminuiu de maneira significativa o uso do plástico  e desenvolveu várias ações relacionadas à sustentabilidade:

1-    Implantação da coleta seletiva do lixo nas três unidades do colégio, com 20% do material gerado sendo destinado à reciclagem

2-    Utilização de composteiras para processamento do lixo orgânico recolhido, chegando ao total de 70% de lixo processado.

3-    Reciclagem de 100% das fraldas descartáveis utilizadas no berçário e Educação infantil.

4-    Horta –utilização de 20% do adubo orgânico produzido na composteira.

5-    Painéis para coleta luz solar, ocasionando economia de energia elétrica, com redução de 33% no consumo.

6-    Captação da água das chuvas com capacidade de armazenamento de 50 mil litros.

COPOS EVITADOS
1.280.000
Magno.PNG
CapturarCert.PNG
Certificado2019.png

Em 2019 implementaram eventos escolares sustentáveis, com a participação das famílias.

 

Interlocução dos alunos com o poder público

Numa ação de protagonismo, os alunos do ensino médio receberam a palavra na Câmara Municipal de Bragança Paulista, para expor o tema da poluição plástica aos vereadores, com o objetivo de disseminar boas práticas e influenciar políticas públicas, o que faz todo o sentido, pois as decisões de hoje, impactarão o futuro.

Resultados:

A Câmara Municipal eliminou o uso dos copos descartáveis, o que gerou uma economia de 70.000 copos. 

Os alunos obtiveram um compromisso com a presidente da Câmara de que a ação seria estendida para a Prefeitura e também para as Escolas Municipais.

Os alunos continuaram monitorando.

Copos evitados
9.000
CapturarCert.PNG
COPOS EVITADOS
72.500

+70.000
Cãmara dos Vereadores
Certificado2019.png

Escola vencedora da Campanha Volta às Aulas #MaresLimpos promovida pela ONU MA em 2019.

Situada em Cananéia, litoral sul de São Paulo, área de proteção ambiental, aceitou o desafio de eliminação do uso de descartáveis na unidade escolar.

 

Buscou apoio e interlocução com a prefeitura. Conseguiu a confecção de 2.000 canecas reutilizáveis, que foram entregues nas escolas municipais e nos departamentos da prefeitura. Esta ação foi acompanhada da apresentação dos alunos sobre o enfrentamento à poluição plástica.

 

Criaram uma campanha de comunicação para divulgar o movimento, chamada " Plástico, perigo, jamais será amigo" acompanhado de um vídeo gravado pelos alunos.

Realizaram ações de limpeza de praia por #MaresLimpos da ONU MA e conseguiram engajar 04 escolas da rede pública para a Campanha #PorAmorAoMar:

EMEIEF FAZENDA SANTA MARIA DE BAIXO

EMEIEF SITIO MANDIRA

EMEIEF MARUJÁ

EMEIEF PROFª ANTONIA DE JESUS JULIANI

E.M.E.F.

Deborah Silva Camargo

logo prefeitura.jpg
Certificado2019.png
Certificado2019.png


A escola chegou para a campanha em 2019.

Além de zerar o uso de copos, a escola conseguiu implementar a organização dos eventos escolares sem uso dos descartáveis plásticos, utilizando coleta seletiva e engajamento das famílias e colaboradores.

Projeto do ano:  “CULTIVANDO AMORES E SEMEANDO VALORES”
Respeitar a natureza, evitando o descarte incorreto do lixo reciclável, a redução ou não uso de embalagens e objetos plásticos descartáveis, e até mesmo a importância de manter as praias e rios limpos, incentivados a recolher os lixos desses locais.
 

logo Gato.PNG
COPOS EVITADOS
35.400

A escola chegou para a campanha em 2019.

 

Além de zerar o uso de copos, a escola conseguiu implementar a organização dos eventos escolares sem uso dos descartáveis plásticos, utilizando coleta seletiva e engajamento das famílias e colaboradores.

Projeto do ano: "Preservando nossas praias: Não deixe a natureza ir por água abaixo."

O trabalho envolveu ação de limpeza de praia, temática do lixo marinho, necessidade de preservação, mostrando que simples atitudes podem ajudar a fazer um mundo mais sustentável.

Procurando sensibilizar a comunidade escolar sobre os impactos causados pelos resíduos esquecidos ou abandonados no ecossistema marinho, os estudantes montaram um cenário mostrando dados estatísticos, históricos e científicos. Assim pudemos desenvolver uma visão crítica e inovadora a respeito dos cuidados com o meio ambiente.

Leitura do título RETRATOS, da Coleção Somos Todos Viajantes, apoiou o desenvolvimento dos projetos.

 

logo AC.PNG
Certificado2019.png
Copos evitados
28.700

Escola em campanha desde 2018.

 

Conseguiu atingir sua meta: a escola  deixou de utilizar copos descartáveis no dia dia e também nos eventos com pais e professores.

Festa Junina 2019

Não foram usados copos descartáveis. Junto com o ingresso cada convidado recebeu sua caneca para usar durante toda a festa. "Foi um sucesso!!", relatou a coordenação.

 

Mobilização - A escola atuou para engajar as outras duas escolas do Grupo A, do qual o Horizontes  faz parte.

 

Certificado2019.png
Copos evitados
6.550

Escola chegou em 2019 para a Campanha
e  contou com o apoio do Colégio São Sabas, para implementação.
 
Reunião de conscientização de pais e colaboradores sobre a importância da campanha #PorAmorAoMar para toda a comunidade escolar.

Leituras e atividades com livros do Projeto Literário Somos Todos Viajantes.
As datas comemorativas com temas da natureza foram trabalhadas para manter o propósito da campanha em movimento. 
Conseguiram zerar o uso de descartáveis plásticos na rotina diária e nos eventos escolares.
 

Logo internet.png
Copos evitados
22.500
Certificado2019.png
Copos evitados
117.200

O São Sabas mantém com sucesso, a economia mensal conquistada em 2018 de 33.000 copos descartáveis/mês e leva a Campanha #PorAmorAoMar além dos muros da escola:

 

Participação no dia 7 de abril de uma exposição sobre o meio ambiente realizada pela subprefeitura de Santo Amaro no Parque do Chuvisco. Momento de oportunidade para gerar conscientização ambiental e inspirar mais pessoas #PorAmorAoMar.

 

As 3 unidades não utilizam  mais nenhum descartável, nem no dia a dia, nem em nossos eventos  ou festas.

O Projeto Segunda-Feira Sem Carne  foi implementado em benefício da saúde das pessoas, do meio ambiente e dos animais.

 

A visita do Dr. Guilherme  Vieira Lima, especialista na área de medicina esportiva e médico da Surfing Medicine International, veio  para consolidar  ainda mais nossa consciência  sobre  o consumo consciente.

O São Sabas  utilizou os títulos da Coleção Somos Todos Viajantes para sensibilização dos alunos, desde o início do projeto.

"Hoje chamamos de #poramoraomar eterno, pois se depender dos alunos e das famílias do Colégio São Sabas ele nunca terminará." Diretora Rosana

d5dc850b-f2d1-4a6e-94b8-b77062850297.png
Certificado2019.png
CapturarCert.PNG
Economia conquistada em 2018
mantida em
2019
+
novas ações
COPOS EVITADOS
16.000

A escola adotou o movimento mundial “Segundas sem Carne”. A ideia é conscientizar toda a comunidade para a importância das escolhas individuais no cuidado com o meio ambiente.

Através do Projeto Literário Somos Todos Viajantes, a sala de aula virou mar! As abelhas inspiraram  aulas de culinária.

Uma palestra de nutrição traz o tema “Abra Menos e Descasque Mais”, mostrando a todos que o cuidado com a saúde caminha junto com os cuidados com o meio ambiente. 

Escola Nau aderiu ao movimento da Semana Mundial de Limpeza de Praias. Com o apoio da Benthos Sustentável, como parte das atividades do projeto #PorAmorAoMar, todos os alunos foram à praia Vermelha.

Os adultos fizeram a limpeza e as crianças abraçaram o mar. Teve contação de histórias do Projeto Literário Somos Todos Viajantes.

Neste dia também ocorreu a Greve Mundial Pelo Clima. Inspiradas no movimento Friday For Future, liderado pela jovem ativista Greta Thunberg, as crianças levaram cartazes e saíram em passeata para lembrar a todos a necessidade das mudanças de hábitos, por um futuro mais sustentável.  Todos os banhistas aplaudiram esta linda ação.

A escola realizou um trabalho pedagógico de interdisciplinaridade muito consistente, deixando a campanha viva ao longo do ano.

MOBILIZAÇÃO:   A Escola NAU e a consultoria Benthos Sustentável levaram a Campanha para CIEP Tancredo Neves que aderiu a esta iniciativa.

Capturar.JPG
CapturarCert.PNG
Certificado2019.png
Logo Benthos Sustentavel.jpg
Apoio

RJ

Copos evitados
156.000

Iniciaram a Campanha em 2019 

Objetivo eliminar 18.000 copos/mês

Iniciaram um programa de sensibilização para a sustentabilidade chamado 3C´s: Crescer, Construir e Conservar.

Questionaram antigas práticas.

A leitura da Coleção Somos Todos Viajantes conduziu o projeto de sensibilização dos alunos.

 

Conseguiram zerar o uso diário de descartáveis plásticos. Realizaram uma Festa Junina sustentável, para engajar a comunidade escolar.

Fortaleceram a gestão de resíduo sólido e captação de água de chuva – cisterna.

 “É um orgulho muito grande participar desse projeto, formando crianças já tão atentas e preocupadas pelo mundo que as cerca.” Andrea Oliveira - Criançartes

Certificado2019.png
Logo Benthos Sustentavel.jpg
Apoio

RJ

A unidade Saúde chegou para a Campanha, no segundo semestre de 2019, para movimentar todo o colégio.

Em Setembro iniciaram as leituras do Projeto Somos Todos Viajantes para sensibilização dos alunos e ações de conscientização para educadores, famílias e educadores.

Os dispensadores de copos foram retirados em Outubro.
O objetivo registrado foi de eliminar o uso de 42.500 copos por mês.

Iníciou Set/2019
logo Sta Amalia.png
logo.JPG
ColSION.JPG

Engajado nas propostas de sustentabilidade para o planeta, o Colégio Meta unidade Campina Grande-PB, criou em Setembro de 2019, a Área de Sustentabilidade e lançou o Programa Recicla Meta,  que tem como objetivo alavancar o incentivo de iniciativas e soluções sustentáveis alinhadas aos ODS 11, 12, 13, 14 e 15 da ONU.

 

Isso visa reduzir a geração de resíduos pelo consumo consciente por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. Foram adotadas práticas  como coleta seletiva, compostagem com minhocas, uso de papel reciclado pós-consumo, meliponicultura e a eliminação dos copos descartáveis na rotina da escola.

Empenhados nas ações de proteção e preservação dos oceanos, em Novembro alunos e professores se uniram para uma ação de limpeza na Praia de Cabo Branco em João Pessoa-PB, alinhada com a Campanha Semana Mares Limpos da ONU.

O Projeto Literário Somos Todos Viajantes foi utilizado na construção da sensibilização dos alunos do Infantil e Fund.I.  

Logo Col META.PNG
Meta2.jpg
Meta3.jpg

Coordenadora do projeto:

Patrícia Marinho Sampaio Abreu

Engenheira química com doutorado em Engenharia na área de biotecnologia e sustentabilidade

Iniciou Set/2019

PB

A escola chegou em Set/2019, com uma proposta de ação bastante colaborativa, por iniciativa dos moradores do bairro de Copacabana que souberam da campanha e quiseram trazer esta iniciativa para a escola.

A campanha foi acompanhada por Ana Carolina Volpato Zanandrea com apoio da Consultoria Benthos Sustentável, que realizou palestras de sustentabilidade para educadores e funcionários.

 A equipe de natação no mar, que fez a doação da coleção dos livros Somos Todos Viajantes, esteve presente na entrega simbólica para as crianças em evento na praia, onde  atletas e alunos puderam confraternizar e se deliciar com uma mesa de frutas. Como a turma está estudando o tema “Alimentação saudável”, nada melhor que terem exemplos concretos que a alimentação correta aliada ao exercício traz muitos benefícios para a saúde!

 

CIEP T Neves.jpg
Iniciou Set/2019
Logo Benthos Sustentavel.jpg
Apoio

A escola iniciou na Campanha #PorAmorAoMar no mês de junho, quando ocorreu em toda a Rede Municipal de Educação a Semana de Desenvolvimento Sustentável.

Objetivo: Eliminar o uso de 12.600 copos/mês

As turmas conversaram sobre o assunto em sala de aula e levaram bilhetes de reforço sobre o uso da garrafinha!

 

A conscientização começa através do time de consultoria Benthos Sustentável, com leitura e reflexões através do Projeto Somos Todos Viajantes.

 

A escola organizou uma Festa Junina Sustentável com compra de copos individuais e o reuso de materiais para a ornamentação da festa e também  a Feira das Descobertas,

um excelente momento de reflexão sobre valores, sustentabilidade, compostagem.

CIEP T Neves.jpg

CIEP

Presidente Tancredo Neves

Logo Benthos Sustentavel.jpg
Apoio
Copos evitados
64.500

O PIO XII é parceiro do Projeto Literário Somos Todos Viajantes desde o lançamento da coleção literária.

A campanha iniciou em 2018 com as turmas do Infantil e Fundamental I, através da leitura da Coleção, para um mergulho no mar e reflexão sobre o impacto do lixo no  ambiente e nos seres marinhos, nossa autorresponsabilidade e projetos de regeneração.

Pio XII acolheu  o I Encontro das Escolas #PorAmorAoMar 2019, onde participaram representantes de 30 escolas. Uma manhã de trocas e aprendizagens!

Copos evitados
215.000
logo.JPG

O Colégio SION é parceiro no Projeto Literário Somos Todos Viajantes.

Conseguiram eliminar e manter a economia de 8.000 copos gastos antes por mês.

 

Para  intensificar a Campanha, será necessário ativar as lideranças de  cada segmento, e propor novos desafios.

Copos evitados
44.000
ColSION.JPG

O Colégio, que chegou para a Campanha em Set/2019, é uma ONG que trabalha com muitas parcerias e atende até o ensino médio.

O objetivo na Campanha foi zerar e conscientizar a comunidade sobre a problemática do plástico no meio ambiente.

A sensibilização dos alunos se deu por meio do Projeto Literário Somos Todos Viajantes.

Iniciou Set/2019
logo_Mão_amiga.jpg

O objetivo da adesão à campanha foi eliminar os descartáveis das festas e melhorar a gestão de resíduos via reciclagem.

A campanha foi acompanhada por Fernanda Santos da Silva, educadora ambiental, do Projeto Enrolados na Rede, que coordenou o projeto de coleta seletiva e colocação de displays para coleta de tampas que serão pesadas e direcionadas para entidade filantrópica APAENE.

Houve uma sensibilização da comunidade sobre a importância da reciclagem e eliminação de plásticos de uso único no ambiente escolar e familiar.

Iniciou Set/2019
Logo RS.PNG

RS

Implementaram o uso de canecas permanentes em toda escola.


Virada de uma vez! Dentre outras atividades com as crianças, trabalharam com a coleção #SomosTodosViajantes com leitura e interação com a autora Claudia Lima

Copos evitados
25.680
CapturarCert.PNG
RB.JPG

A campanha engloba as duas unidades de ensino com o objetivo de reduzir 44.000 copos/mês.


Os alunos foram responsáveis pela coleta de dados, acompanhamento de resultados e pela preparação dos cartazes que foram espalhados na escola.


Foram realizadas várias oficinas e e atividades de conscientização para alunos e colaboradores.

Copos evitados
87.270