• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2016 por Claudia Lima. Todos os Direitos Reservados

Acompanhe aqui as escolas participantes
da Campanha #PorAmorAoMar 2019

3.432.000

COPOS

EVITADOS

pela

Campanha

#PorAmorAoMar

(desde o início até o momento)

2019 - Um resumo da trajetória #PorAmorAoMar neste 1º Semestre!

 

Crescemos. Todos juntos.

O copo plástico foi apenas um elemento, ponto de partida, para ampliar a nossa percepção em relação à quantidade impressionante de tantos outros plásticos desnecessários em nossa vida.

Mais e mais escolas chegam dispostas a enfrentar pela primeira vez este desafio! Bem-vindas!

Já temos muita história de sucesso para contar e compartilhar!

Eliminar os plásticos de uso único é o primeiro fundamento, recomendado pela ONU Meio Ambiente, no combate ao lixo no mar.

As escolas participantes de 2018, que eliminaram os descartáveis plásticos de suas rotinas, seguem em 2019 se propondo a passos mais largos: organizar eventos escolares de grande porte sem descartáveis, promover a inclusão, levando a campanha #PorAmorAoMar para escolas públicas e associações, melhorar as práticas de coleta seletiva, compromisso com a alimentação consciente que preserve as pessoas e o meio ambiente e tantas outras coisas que possibilitem uma conexão mais amistosa com este planeta único.

 

Os mais novos têm direito a essa estrada de #MaresLimpos.  SOMOS TODOS VIAJANTES!

Título 1

Ações de 1o semestre 2019

O São Sabas mantém com sucesso, a economia mensal conquistada em 2018 de 33.000 copos descartáveis/mês e leva a Campanha #PorAmorAoMar além dos muros da escola:

Participação no dia 7 de abril de uma exposição sobre o meio ambiente realizada pela subprefeitura de Santo Amaro no Parque do Chuvisco. Momento de oportunidade para gerar conscientização ambiental e inspirar mais pessoas #PorAmorAoMar.

A festa junina do São Sabas, não utilizou nenhum tem utensilho de plástico como pratinhos, talheres, copos ou canudos. Utilizou-se material sustentável com apoio de todos os alunos e pais.

O Projeto Segunda-Feira Sem Carne teve seu início no Colégio São Sabas com o objetivo de incentivar a substituição da proteína animal por vegetal uma vez por semana em benefício da saúde das pessoas, do meio ambiente e dos animais.

- A turma do Infantil inicia em Junho leitura da Coleção Somos Todos Viajantes, um mergulho no mar de Lalá Balena, sensibilização para a Campanha #PorAmorAoMar 

Economia conquistada em 2018
mantida em
2019
COPOS EVITADOS
165.200

O time gestor do projeto também está em ação:

A partir do copo plástico, passamos a evitar e substituir outros plásticos descartáveis presentes na vida diária. Usamos sacola eco para o mercado, evitamos lugares que vendem frutas e verduras embaladas em isopor e plástico. Deixamos de comprar sucos em garrafa plástica ou em tetrapack.  Iniciamos uma composteira para reciclar nosso lixo orgânico, de forma que reduzimos bastante o lixo comum destinado ao aterro.

Copos evitados
670
EE ALFREDO PAULINO

Ações de 1o semestre 2019

A economia conquistada de 4.800 copos/mês, se mantém. O  desafio de realização de eventos escolares sustentáveis permanece. 

 

Na parte pedagógica o trabalho continua com a Coleção Literária Somos Todos Viajantes.

 

Trabalhou-se a quantificação e qualificação dos resíduos gerados  diariamente no lanche trazido pelos alunos como proposta de reflexão e busca de soluções para o consumo consciente.

Além disso o aprendizado segue através da horta orgânica e do Projeto Heróis da Praça, uma ação de cidadania de  preservação das praças no entorno da escola.

Economia conquistada em 2018
mantida em
2019
COPOS EVITADOS
24.500

Ações de  1o semestre

 

Após eliminar 106.000 copos de sua rotina diária em 2018, a escola tem como objetivo eliminar 22.000 copos biocompostáveis /mês

Para 2019, o Dante traz para a Campanha #PorAmorAoMar o desafio de eliminar o descarte de biocopos ainda utilizados em eventos e áreas de circulação de visitantes. O colégio tem como meta aplicar diferentes sistemas de compostagem para a decomposição deste resíduo, de forma que possa resolver internamente todo o passivo de biocopos descartáveis consumidos dentro de suas dependências.

O projeto já foi implementado (Abril)  e está conseguindo compostar todos os copos biocompostáveis gastos.

Descarte evitado por
compostagem
66.000
Economia conquistada em 2018
mantida em
2019
COPOS EVITADOS
530.000

Escola iniciando a Campanha

 

Objetivo: eliminar das 03 unidades escolares 38.600 copos descartáveis

Plano de ação: em elaboração

-Início da leituras do Projeto Literário Somos Todos Viajantes

Copos evitados
....

Ações de 1o semestre:

- Para gerar mais engajamento, a escola promoveu uma divulgação  sobre  a economia gerada de copos descartáveis durante eventos internos (Aniversários, Dia das Crianças, Thanksgiving, Halloween entre outros).

– Os alunos dos 8ºs anos foram desafiados a encontrar a melhor forma de informar os colaboradores sobre as atividades desenvolvidas no projeto #PorAmorAMar.

-Encontro de formação de Professores (Oferecemos apenas copos de vidro)

Para a preparação da Festa Junina foi realizada uma campanha de comunicação com intuito de incentivar os alunos e suas famílias a levarem seus copos e canudos para a festa.

"Ficamos muito felizes com o resultado, vimos no dia, diversas famílias com seus copos" relata a coordenação.

Economia conquistada em 2018
mantida em
2019
+
novas ações
COPOS EVITADOS
11.000

Objetivo: eliminar 8.000 copos/mês

Para intensificar a Campanha em 2019 o SION vai iniciou um ciclo de reuniões internas com líderes em cada segmento, para definir planos de ação de cada setor, metas e acompanhamento da evolução da campanha. 

Os resultados chegaram e já conseguiram eliminar os descartáveis da rotina diária.

Copos evitados
35.000

Plano de Ação: 

Além de manter a economia alcançada em 2018 de 9.000 copos/mês,  o colégio se propõe a zerar os descartáveis nos eventos promovidos pela escola em 2019 e assume um desafio incrível #PorAmorAoMar: levar o propósito da campanha para 02 instituições vizinhas e acompanhá-las em ação na redução de plásticos descartáveis, tonando este movimento muito mais inclusivo. VIVA!

Ações de 1o semestre:

Meta alcançada de zerar o uso de copos plásticos nos eventos da escola do 1o semestre: Festa da Família e Festa Junina, evitando o uso de 1.000 copos descartáveis.

 

A escola mandou fazer Eco Copos reutilizáveis que foram "vendidos" no início da festa. No final, podia ser devolvido com recebimento do dinheiro de volta. O Eco Copo será utilizado em todos os eventos. Canudo fixo de alumínio foram disponibilizados na cantina da escola. 

Ao invés de compra de prendas, as crianças doaram livros e brinquedos em bom estado que já não utilizam mais, por uma festa mais sustentável.

Interlocução dos alunos com o poder público

- Participação no evento municipal pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, com exposição da nossa campanha na Praça Central Raul Leme, com apresentação da campanha pelos alunos.

- Em 25/06, os alunos do ensino médio receberam a palavra na tribuna municipal para expor a campanha, aos vereadores.

Campanha compartilhada, gerando economia de descartáveis

- CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo):

O colégio forneceu os cartazes para a campanha realizada dentro da instituição. O uso dos copos plásticos foi eliminado com uso de garrafinhas.  A próxima etapa é eliminar os descartáveis do cafezinho.

- A campanha chegou à Prefeitura Municipal e às Escolas Municipais através da Câmara dos Vereadores de Bragança Paulista. 

Meta alcançada: a Câmara Municipal já eliminou o uso dos copos plásticos. Agora eles estão estendendo a campanha para a Prefeitura e também para as Escolas Municipais.

 

CLAP! CLAP! CLAP!!!!

  

Plano de ação: eliminar 80.000 copos/mês

Articulação entre as lideranças para definição de metas e ações corporativas.

No mês de Abril, os copos descartáveis utilizados pelas turmas do Infantil foram eliminados.

Em Maio, eliminou-se o uso diário em toda a escola.

As turmas do Fundamental I, iniciaram a leitura da Coleção Somos Todos Viajantes para um mergulho no mar e reflexão sobre o impacto do lixo no ambiente e nos seres marinhos, nossa autorresponsabilidade e projetos de regeneração.

O PIO XII é parceiro do Projeto Literário Somos Todos Viajantes desde o lançamento da coleção.

Em Agosto, o PIO XII sediará : 

I Encontro das Escolas #PorAmorAoMar

Será um momento incrível em que vamos reunir as escolas participantes e interessadas, para intercâmbio de práticas, compartilhar o que tem dado certo e avançar em  desafios.

Interessados em participar escrevam para:

claudia.somostodosviajantes@gmail.com

Copos evitados
135.000
Economia conquistada em 2018
mantida em
2019
+
novas ações
COPOS EVITADOS
46.000

  

O Magno é parceiro do Projeto Literário Somos Todos Viajantes, desde o lançamento da coleção.

 

Além de manter a economia de 160.000 copos descartáveis/mês conquistada em 2018, a escola diminui de maneira significativa o uso do plástico  e desenvolve várias ações relacionadas à sustentabilidade:

1-    Implantação da coleta seletiva do lixo nas três unidades do colégio, sendo que 20% do material gerado está sendo destinado à reciclagem (com pouco menos de 20 dias de funcionamento).

2-    Utilização de composteiras para processamento do lixo orgânico recolhido, chegando ao total de 70% de lixo processado.

3-    Reciclagem de 100% das fraldas descartáveis utilizadas no berçário e Educação infantil.

4-    Horta –utilização de 20% do adubo orgânico produzido na composteira.

5-    Painéis para coleta luz solar, ocasionando economia de energia elétrica, com redução de 33% no consumo.

6-    Captação da água das chuvas com capacidade de armazenamento de 50 mil litros.

Economia conquistada em 2018
mantida em
2019
COPOS EVITADOS
640.000

Objetivo: eliminar 3.100 copos descartáveis/mês

Plano de ação iniciado em Fev/2019: alunos utilizam garrafinhas e squeezes. A escola adquire  itens para as festinhas de aniversários como copos, pratos e talheres para substituir os descartáveis.

O plano de ação envolve a organização dos eventos escolares sem uso dos descartáveis plásticos, coleta seletiva e engajamento das famílias e colaboradores.

Festa Junina:  não foram utilizados copos plásticos ou canudinhos, e o lixo gerado (reciclável) como latas e garrafas plásticas, foram separados e destinados à reciclagem (tivemos lixeiras exclusivas para o descarte e fizemos uma campanha para o correto descarte) - público estimado 400 pessoas.

Evitou-se o uso de 800 copinhos.

 Projeto de 2o semestre: “COMO FAZER A DIFERENÇA...” onde os alunos serão convidados a fazer a diferença, inclusive, na preservação ambiental (reciclagem do lixo, redução do uso e descarte de plástico, coleta de lixo nas praias...), que incluirá a leitura do 4o título da Coleção Somos Todos Viajantes, RETRATOS, totalmente alinhado com este tema.

Copos evitados
17.054

Objetivo: eliminar 3.600 copos descartáveis/mês

Plano de ação iniciado em Fev/2019: alunos utilizam garrafinhas e squeezes. A escola adquire  itens para as festinhas de aniversários como copos, pratos e talheres para substituir os descartáveis.

O plano de ação envolve a organização dos eventos escolares sem uso dos descartáveis plásticos, coleta seletiva e engajamento das famílias e colaboradores.

Festa Junina realizada em conjunto com Col. Alfredo Castro, economizou 800 copos.

 Projeto de 2o semestre: “CULTIVANDO AMORES E SEMEANDO VALORES”, os alunos aprenderão, dentre os diversos temas que serão abordados, a respeitar a natureza, evitando o descarte incorreto do lixo reciclável, a redução ou não uso de embalagens e objetos plásticos descartáveis, e até mesmo a importância de manter as praias e rios limpos (serão incentivados a recolher os lixos desses locais).

Copos evitados
20.454

Objetivo: eliminar 2.500 copos descartáveis/mês

Ações 1o semestre:

-Reunião de conscientização de pais e colaboradores sobre a importância da campanha #PorAmorAoMar para toda a comunidade escolar.

- leituras e atividades com livros do Projeto Literário Somos Todos Viajantes.

-Realização da Semana da Água. Os alunos prepararam camisetas para o projeto.

-As datas comemorativas com temas da natureza estão sendo trabalhadas para manter o propósito da campanha em movimento. Os copos foram retirados da recepçãp e substituídos por copos de alumínio, da sala dos professores       ( utilizam xícaras), os alunos utilizam squeeze. 

Copos evitados
10.000

E.M.E.F.

Deborah Silva Camargo

Objetivo: eliminar  1.300 copos descartáveis/mês

Ações de 1o semestre:

-Sensibilização dos professores e comunidade escolar para a Campanha #PorAmorAoMar.

A Professora Maria Fernanda lidera na escola um projeto de conscientização chamado  “Plástico, PERIGO, jamais será amigo!”. Com a adesão à Campanha #PorAmorAoMar, a escola dará um salto da etapa de conscientização para uma prática imediata e transformadora.

-Planejamento de eventos sustentáveis: as festas internas serão repensadas para eliminar descartáveis, incluindo  reorganização das lixeiras e fluxo dos descartes para melhor aproveitamento dos resíduos que seguem para reciclagem. A escola tem parceria com uma cooperativa local.

- Ações sustentáveis utilizando canecas ( 300 recebidas pela prefeitura): saídas para piquenique, ação de limpeza de praia com apoio Instituto de Pesquisas de Cananéia -utilizando sacos reutilizáveis para acondicionamento do lixo e doação das redes de pesca fantasma coletadas para uma cooperativa de artesãs da cidade. Os aniversários não utilizam mais descartáveis.

-Engajamento: 

-Divulgação da Campanha #PorAmorAoMar na Festa do Mar, festa tradicional da cidade que ocorre de 20 a 24/06. Um vídeo informativo sobre a campanha foi gravado pelos alunos, exibido na festa e nas redes sociais. 

 

-A escola levou a Campanha #PorAmorAoMar para

Centro de Convivência dos Idosos e 5 escolas municipais, através da prefeitura que doou 2.000 canecas:

E.M.E I. Creche Jardim Encantado

E.M.E I. Creche Recanto Feliz

E.M.E.F. Prof. Alziro Bastos dos Santos

E.M.E.F. Geraldo Belletti Britto

P.E.M. Acaraú

Copos evitados
5.000

Objetivo: eliminar 750 copos descartáveis/mês

Plano de Ação: Zerar os descartáveis em reuniões de coordenação/professores e em todos os eventos do colégio.

Meta atingida: a escola não utiliza mais copos descartáveis no dia dia e também nos eventos com pais e professores.

Festa Junina

Não foram usados copos descartáveis. Junto com o ingresso cada convidado recebeu sua caneca para usar durante toda a festa. "Foi um sucesso!!", relata a coordenação.

 

No dia das mães o presente foi sustentável: um canudo de metal com escovinha de limpeza. 

 

Mobilização - A escola se propõe a mobilizar as outras duas escolas do grupo A, do qual o Horizontes  faz parte, para ingressar na campanha no próximo semestre. 

 

Copos evitados
4.450
Escolas RJ
Apoio:
Benthos Sustentável 
Consultoria & Sustentabilidade
Que acompanha as escolas #PorAmorAoMar,
bem de pertinho !

Para manter a economia de descartáveis conquistada em 2018, a Escola NAU implementa palestras de conscientização sobre a geração de resíduos sólidos  para os colaboradores, através da Consultoria Benthos  e iniciativas de eliminação de descartáveis e balões nos aniversários dos alunos.

 A escola adotou o movimento mundial “Segundas sem Carne”. A ideia é conscientizar toda a comunidade para a importância das escolhas individuais no cuidado com o meio ambiente.

A escola trabalhou com o Projeto Literário Somos Todos Viajantes. A sala de aula virou mar! As abelhas inspiraram  aulas de culinária.

 

Mobilização: A EScola NAU e a consultoria Benthos levam a Campanha para CIEP Tancredo Neves que adere a esta iniciativa.

 

O mês de Maio foi de reforço da Campanha junto aos pais e responsáveis.  Uma palestra de nutrição traz o tema “Abra Menos e Descasque Mais”, mostrando a todos que o cuidado com a saúde caminha junto com os cuidados com o meio ambiente. 
 

Festa Junina - 600 pessoas presentes.

Nas reuniões com os responsáveis, foi solicitado que todos levem copos, guardanapos, talheres e que estejam atentos ao lixo produzido.  Para as famílias que gostam de caldos e canjica, foi aconselhado levar seus próprios utensílios, uma vez que não foi possível achar uma solução sustentável com a barraca fornecedora para substituir o pote de isopor.

Os responsáveis receberam por mensagem de WhatsApp e por e-mail para reforçar os avisos .

As fantasias são trocadas entre as famílias. Apenas bandeirinhas de pano e lanterninhas de papel que serão reutilizadas nos próximos anos.

 

Programa de sustentabilidade: A escola participa do Programa de Reciclagem da Faber Castell e Pampers.
 
 

Economia conquistada em 2018
mantida em
2019
COPOS EVITADOS
9.800
Copos evitados
70.200

Objetivo eliminar 18.000 copos/mês

Março foi o mês de palestras de conscientização da direção, pais e colaboradores através do time consultor Benthos Ambiental.

Em Abril os copos plásticos foram substituídos por reutilizáveis e a Festa da Família foi realizada sem descartáveis, um ótimo momento para engajar os familiares no conceito do consumo consciente.

A leitura da Coleção Somos Todos Viajantes será no mês de Julho.

Em Junho foram reforçadas as ações de cuidado com o uso de água, através de palestra Benthos e reativação da cisterna de reaproveitamento da água da chuva. 

Festa Junina -Os pais levarão seus copos. A escola disponibilizará 200 copos retornáveis como empréstimo. Com esta aação de conscientização a escola estima evitar o gasto de 1.000 copos em um único dia. 

A escola inicia na Campanha #PorAmorAoMar no mês de junho, quando ocorreu em toda a Rede Municipal de Educação a Semana de Desenvolvimento Sustentável.

Objetivo: Eliminar o uso de 12.600 copos/mês

As turmas conversaram sobre o assunto em sala de aula e levaram bilhetes de reforço sobre o uso da garrafinha!

 

A conscientização começa através do time de consultoria Benthos Sustentável, com leitura e reflexões através do Projeto Somos Todos Viajantes.

 

A Festa Junina acontecerá no dia 12 de julho! A escola se organiza para a compra de copos individuais e o reuso de materiais para a ornamentação da festa sustentável.

CIEP

Presidente Tancredo Neves

COPOS EVITADOS
...