Blog

Buscar

Vejo rios entre copas de árvores


Um registro de uma caminhada no Parque do Ibirapuera que me chamou a atenção sobre como a natureza em suas formas, sugere suas interações.


Pensando em oportunizar uma discussão com os estudantes, sobre a importância das árvores urbanas e a necessidade de um planejamento verde com base científica que integre as árvores aos processos de uma cidade tão diversa como São Paulo, selecionei um artigo onde o autor nos fala sobre o poder que as árvores urbanas possuem de produzir vapor de água em dimensões comparáveis às vazões dos rios Tietê e Pinheiros.


As árvores urbanas prestam serviços importantes para a cidade:

-captam carbono reduzindo o impacto das mudanças climáticas

-filtram a poluição

-baixam a temperatura

-contribuem para a saúde e bem-estar


O artigo traz os dados de cobertura vegetal da cidade de São Paulo por região.


Esse tema dialoga com todas as disciplinas. Pode-se sugerir o uso da linguagem fotográfica e formas de expressão poéticas. Um convite para que crianças e jovens possam ressignificar sua relação com a natureza.


Por escolas e cidades mais verdes! Por mais piqueniques e passeios ao ar livre!



Leia o artigo mencionado:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142015000200085



Habilidades BNCC:


(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.


(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.


(EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.


(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções. (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.



Utilizar os dados de Cobertura Vegetal da cidade de SP ( mencionados no artigo) por região:

(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.

E

(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.


Ilhas de calor nas cidades:

(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).



16 visualizações