Blog

Buscar

Vejo rios entre copas de árvores


Um registro de uma caminhada no Parque do Ibirapuera que me chamou a atenção sobre como a natureza em suas formas, sugere suas interações.


Pensando em oportunizar uma discussão com os estudantes, sobre a importância das árvores urbanas e a necessidade de um planejamento verde com base científica que integre as árvores aos processos de uma cidade tão diversa como São Paulo, selecionei um artigo onde o autor nos fala sobre o poder que as árvores urbanas possuem de produzir vapor de água em dimensões comparáveis às vazões dos rios Tietê e Pinheiros.


As árvores urbanas prestam serviços importantes para a cidade:

-captam carbono reduzindo o impacto das mudanças climáticas

-filtram a poluição

-baixam a temperatura

-contribuem para a saúde e bem-estar


O artigo traz os dados de cobertura vegetal da cidade de São Paulo por região.


Esse tema dialoga com todas as disciplinas. Pode-se sugerir o uso da linguagem fotográfica e formas de expressão poéticas. Um convite para que crianças e jovens possam ressignificar sua relação com a natureza.


Por escolas e cidades mais verdes! Por mais piqueniques e passeios ao ar livre!



Leia o artigo mencionado:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142015000200085



Habilidades BNCC:


(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.


(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.


(EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.


(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções. (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.



Utilizar os dados de Cobertura Vegetal da cidade de SP ( mencionados no artigo) por região:

(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.

E

(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.


Ilhas de calor nas cidades:

(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).



10 visualizações
Siga-nos
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2016 por Claudia Lima. Todos os Direitos Reservados

SELO CARBON FREE

Esta Coleção está inscrita no Programa de Compensação de Carbono por meio de plantio de árvores nativas da Iniciativa Verde.