Blog

Buscar

PARA PAIS DE PEQUENOS LEITORES DE 1 a 4 anos



Quando se lê com crianças, elas absorvem tudo: vocabulário e estrutura da linguagem, números, cores, formas, maneiras e todos os tipos de informações úteis sobre como o mundo funciona.


Nessa fase a criança surpreende com gostos e opiniões independentes. Respeite as suas preferências. Incentive que elas expressem o que gostam em seus livros para que você possa apresentar outros.


Quanto mais você tornar a leitura mutuamente satisfatória, mais ela será associada a prazer e recompensa. Deixe a criança virar as páginas para controlar o ritmo. Interromper a leitura pode ser um sinal de que a criança esteja engajada. Se não parece atraída pelas palavras, desperte-a para as imagens. Convide-a a explicar ou narrar a ação.


Além da leitura antes de dormir, oferecer-se para ler livros com crianças durante o dia pode ajudá-las a diminuir o ritmo e se concentrar.


Expanda o mundo do seu filho. Todas as crianças precisam se ver refletidas nos livros. Escolha livros que apresentem a variedade de tradições culturais e estruturas familiares que coexistem em nossas comunidades. Expor as crianças à diversidade nos livros irá prepará-las para a vida em um mundo diverso.



Fonte: New York Times Book

______________________________________________________________



Já postamos por aqui, que criar um leitor começa no berço, com os recém-nascidos (se perdeu esse post, volte uma casa). Agora, vamos avançar para a faixa etária de 1 a 4 anos.


A leitura entre pais e filhos é um momentos de encontro, passos de dança a tecer o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança.

Ler em voz alta, possibilita a criança conectar os livros com o som amado de voz familiar e a proximidade física que a leitura em conjunto traz. Isso contribui para uma associação positiva com livros que permanecerá por toda a vida.


Ler para as crianças resgata infâncias. Oportuniza aos pais a chance de redescobrir seu gosto por livros infantis, ao mesmo tempo que possibilita apresentar a elas os seus antigos favoritos.



A coleção de livros infantis Somos Todos Viajantes nasceu para incentivar a leitura, unindo pais e filhos.

Já conhece a nossa coleção? Acesse:


https://www.somostodosviajantes.com/loja-virtual-1



Um abraço

Claudia Lima

7 visualizações