Blog

Buscar

CRIAR UM LEITOR COMEÇA NO BERÇO




Comece cedo.

Livros infantis são uma necessidade.

Os recém-nascidos se beneficiam da experiência de ouvir histórias e os benefícios da leitura em todas as fases do desenvolvimento infantil estão bem documentados.


O que ler?

O livro de sua preferência. Certifique-se de se divertir para que o momento de leitura seja de amor e alegria.

Primeiro, familiarize-se com a leitura. E mesmo que ela tenha escapado de sua vida, agora é a hora de trazê-la de volta.

Crie espaço e tempo para os livros. Para a sua leitura e para ler com seu filho. Se você quer criar um leitor, seja também um leitor.


Leia em voz alta, todos os dias para o seu bebê.

O que importa é o som da sua voz, a cadência do texto e as próprias palavras. Uma matéria do The New York Times Book mostrou que o número de palavras às quais um bebê é exposto tem um impacto direto no desenvolvimento da linguagem e na alfabetização.


Estimule seu bebê a falar, a interagir. Ele pode começar a emitir sons em resposta à sua leitura e mesmo que pareça não fazer sentido, é comunicação.


Atenção: a linguagem tem que ser ao vivo, pessoalmente e dirigida à criança. Ligar uma televisão, ou mesmo um audiolivro, não conta.


Pode parecer que os bebês não estão ouvindo, mas estão absorvendo a experiência. E os padrões, rotinas e hábitos de atenção que são estabelecidos agora irão durar por toda a vida.



Fonte: New York Times Book


________________________________________________________



Ler livros para os bebês é um momento de troca, de fortalecer vínculos afetivos. É presença, além de ser um processo de formação que estimula o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da criatividade.


A coleção literária Somos Todos Viajantes, como um projeto de incentivo à leitura, deseja ser ponte entre adultos e crianças para a construção da competência leitora, além de estreitar e ressignificar a nossa relação com a natureza.


Já conhece a nossa coleção? Confira: https://www.somostodosviajantes.com/loja-virtual-1



Claudia Lima





3 visualizações