Comece cedo.
Livros infantis são uma necessidade.
Os recém-nascidos se beneficiam da experiência de ouvir histórias e os benefícios da leitura em todas as fases do desenvolvimento infantil estão bem documentados.
O que ler?
O livro de sua preferência. Certifique-se de se divertir para que o momento de leitura seja de amor e alegria.
Primeiro, familiarize-se com a leitura. E mesmo que ela tenha escapado de sua vida, agora é a hora de trazê-la de volta.
Crie espaço e tempo para os livros. Para a sua leitura e para ler com seu filho. Se você quer criar um leitor, seja também um leitor.
Leia em voz alta, todos os dias para o seu bebê.
O que importa é o som da sua voz, a cadência do texto e as próprias palavras. Uma matéria do The New York Times Book mostrou que o número de palavras às quais um bebê é exposto tem um impacto direto no desenvolvimento da linguagem e na alfabetização.
Estimule seu bebê a falar, a interagir. Ele pode começar a emitir sons em resposta à sua leitura e mesmo que pareça não fazer sentido, é comunicação.
Atenção: a linguagem tem que ser ao vivo, pessoalmente e dirigida à criança. Ligar uma televisão, ou mesmo um audiolivro, não conta.
Pode parecer que os bebês não estão ouvindo, mas estão absorvendo a experiência. E os padrões, rotinas e hábitos de atenção que são estabelecidos agora irão durar por toda a vida.
Fonte: New York Times Book
________________________________________________________
Ler livros para os bebês é um momento de troca, de fortalecer vínculos afetivos. É presença, além de ser um processo de formação que estimula o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da criatividade.
A coleção literária Somos Todos Viajantes, como um projeto de incentivo à leitura, deseja ser ponte entre adultos e crianças para a construção da competência leitora, além de estreitar e ressignificar a nossa relação com a natureza.
Já conhece a nossa coleção? Confira: https://www.somostodosviajantes.com/loja-virtual-1
Claudia Lima
Comments