Ongs Convidadas

Fotos da SedeProjeto Baleia Jubarte - Praia do Forte Salvador - BA

Arquivo pessoal Claudia Lima

Com a palavra, o Projeto Baleia Jubarte:


A baleia-jubarte está presente em todos os oceanos. Um adulto pode medir até 16 metros e pesar 40 toneladas, o que equivale ao tamanho de um ônibus e um carro juntos com o peso de oito elefantes. No ritual de reprodução os machos cantam para chamar a atenção das fêmeas. Após 11 ou 12 meses de gestação, o filhote nasce medindo 4 metros e pesando cerca de 1 tonelada. Apresentam nadadeiras peitorais que se assemelham a grandes asas, com ⅓ do seu comprimento total.  


Esses filhotes precisam mamar cerca de 400 litros de leite por dia para adquirir peso e condições físicas para acompanhar a mãe em sua longa viagem para a Antártida. 
Só quando estão nas regiões polares os adultos se alimentam de krill (um camarão minúsculo), pois nada comem quando estão na costa brasileira.

 

O Projeto Baleia Jubarte (PBJ) foi criado em 1988 para estudar e proteger a pequena população de baleias-jubarte que chega à costa do Brasil, sobreviventes da caça comercial que quase dizimou a espécie. O Instituto Baleia Jubarte, que administra o PBJ, possui duas sedes na Bahia: uma em Caravelas, porta de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o grande berçário das jubartes, e a outra na Praia do Forte, onde se localiza o centro de visitantes – Espaço Baleia Jubarte. O PBJ atua na pesquisa, educação ambiental e no turismo de observação de baleias no seu habitat natural, os oceanos.

 


Saiba mais:  www.baleiajubarte.org.br

Siga-nos
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2016 por Claudia Lima. Todos os Direitos Reservados

SELO CARBON FREE

Esta Coleção está inscrita no Programa de Compensação de Carbono por meio de plantio de árvores nativas da Iniciativa Verde.